quinta-feira, novembro 18, 2010

The end.

O fim é um coisa inevitável. Tudo o que começa caminha para o final.
Mas será que todo fim é algo ruim?
Acredito que depende de como cada um lida com isso...

O final de algo representa o começo de outra coisa. Muitas vezes até melhor do que a anterior. Sentimos falta do que acaba, óbvio.. Mas o que vem, o novo, o desconhecido; traz um sentimento maior, traz avanço.
Imagine se nada acabasse.
Teríamos nossas vidas em estado de estagnação constante. Sem nenhuma mudança. Sem riscos. E teríamos a certeza - existe algo mais monótono que a certeza?. Teríamos certeza que nada daquilo que vivemos acabaria, nos tornaríamos ainda mais acomodados.
A dúvida e a possibilidade de perda é que nos faz dar valor às coisas mais simples da vida. Saber que cada momento é único, que nada volta.
O que determina nossos desejos, nossas vontades, é o tempo. Ele não pode parar. Não deve. Por mais que queiramos, de vez em quando, que algo nunca termine...

As coisas chegam ao fim. Cada dia. Cada capítulo da vida.
É inerente a nós.
Paradoxal.
O que há de bom no fim?
"O fim é belo e incerto, depende de como você vê."


Break. Break up.
Come. Until the end.

5 comentários:

  1. Uau! Pura relatividade. Tudo que você escreveu faz sentido e tem sua sabedoria, mas é relativo.
    Tudo acaba? Sim. Mas isso não significa o fim. Alguns namoros, por exemplo, apenas acabam. Outros acabam em casamento, assim como uma lagarta vira borboleta. A lagarta chegou ao seu fim e deu início a um novo ser. Algumas coisas acabam por meio da própria EVOLUÇÃO: um namoro acaba quando começa um casamento, que acaba quando esse amor é redescoberto e dá início a um novo namoro, mais maduro...
    Comodismo - Hummm! - É relatividade demais para um comentário só. Aliás, isso não existe no meu vocabulário: quero ou não quero, não me acomodo. Então não sei o que é isso.
    E... a certeza é monótona?! Com quem vc tem andando?! Quero a certeza!!! Se eu tivesse certeza que ela me ama, eu a beijaria hoje. É a dúvida que me estagna e não a certeza. Se eu tivesse certeza, a amaria sem medo, a beijaria mais todos os dias, a amaria com mais vontade, compraria mais flores, a cansaria com meu sorriso. Seria livre.

    ResponderExcluir
  2. uau, como eu tava com saudade de você por aqui..
    A certeza da continuidade eu acho monótona! HAHAHA. Imagina só se você tivesse CERTEZA que tudo que você está vivendo hoje, seja bom ou ruim, nunca fosse acabar... Sei lá, a dúvida me faz dar mais valor às coisas, me faz cuidar mais das pessoas. Mas isso talvez seja só porque eu sou confusa e perturbada! HAHAHAHA.
    Amei o comentário *-*
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  3. O fim é um novo começo, já dizia o poeta. Adaptando William Sheakespare: "O que será mais nobre para o espírito, sofrer com os golpes de um humilhante destino? Ou lutar contra um mar de calamidades para por fim continuar resistindo?"
    É um medo do ser humano, saber o que existe além da "fronteira final", descobrir, por exemplo, o que existe depois da morte, é algo que assusta todo mundo. Mas há de se levar em conta que, como dizia Lavosier "Nada se cria, nada se perde, tudo se transforma", então falar de algo que acaba, e falar de transformação, para o bem ou para o mal, isso depende do direcionamento que cada um dá para sua própria existência. O dia termina, para que a noite nos leve a alegria de apreciar a lua, o fim de um ano, é uma oportunidade que temos para sermos pessoas melhores no ano que nasce. Então falar de fim, no sentido de morte, talvez não signifique uma outra vida além da vida, mas, de acordo como a maneira que vivemos, podemos significar a transformação da vida de outros semelhantes, de acordo com com aquilo que pregamos e realizamos em nossa passagem sobre a terra.
    O medo do fim talvez nos estimule a suportarmos todos os males que nos atormentam, ao invés de nos lançar a outros que desconhecemos. Ou, voltando a adaptar uma passagem de William Sheakespare: "E assim a consciência nos transforma em covardes, e é assim que o primitivo senhor de nossas resoluções enfraquece na arrebatadora sombra de nossos pensamentos, é assim que o nosso propósito de maior entusiasmo e importância desvia seu curso e deixa de ter o nome de AÇÂO.


    Ps: Agradeço muito as suas visitas ao letrinhas e letrinhas, pessoas como você me motivam a continuar sempre escrevendo. Seus comentários serão sempre bem vindos e recebidos com muito carinho por este humilde escriba. Volte sempre.

    abraço

    ResponderExcluir
  4. O fim chega para algumas coisas, para que outras possam surgir e ocupar seu lugar. Nada é para sempre, mas algumas coisas podem durar por muito tempo se quisermos. E se tudo desse certo em nossas vidas? E se conseguíssemos algo e tivéssemos a certeza de que não poderíamos perdê-lo nunca? Não haveria o "Será?", não haveriam desafios, e nunca haveria a resposta para a pergunta "E se eu caísse, conseguiria me reerguer?" Incertezas e fins acontecem para a paz de nosso próprio ser, mesmo que fins não pareçam bons algumas vezes. Saber que nada é pra sempre nos leva a acreditar no hoje e não pensar no que o destino nos reserva amanhã. Afinal, como o destino nos surpreende, o amanhã pode nem ao menos chegar. Fins são bons, afinal. Nós conseguimos nos superar, ir além do que achamos que somos capazes, e sempre que uma lágrima cair ou um problema aparecer, recomeçar. E recomeçar de novo, de novo e mais uma vez. Sofrimentos são inevitáveis, mas cada pessoa escolhe quanto tempo quer sofrer. Temos de viver intensamente, passar por momentos difíceis para podermos valorizar os momentos bons e sempre ocupar o lugar de uma coisa, com outra ainda melhor.

    Eu realmentei amei o seu texto, me fez pensar muito nisso. Eu sempre ando me queixando de algumas coisas, e acabo esquecendo que algumas coisas acabam para que outras comecem. Mudanças são boas, nos fazem valorizar o que nos faz bem. E com certeza seu texto me fez bem! Beijos, obrigada pela visita, e continue acompanhando a história! #ltc

    ResponderExcluir
  5. Olá, volto ao Princesa Torta deixar meu abraço e pedir para você dar uma lida na minha ultima escrevinhação.

    Continuo contigo

    abraço

    ResponderExcluir