domingo, dezembro 05, 2010

Pessimismo x Otimismo. Fight!

Sabe o pior de ser pessimista? Ser um chato que não acredita em nada, que sempre acha que nada vai dar certo.
Sabe o pior de ser otimista? Quando o que você deposita todas as suas fichas não dá certo, a decepção consigo é algo que não cabe dentro de você.
O ideal é conseguir um equilíbrio entre os dois. Os que se consideram equilibrados se intitulam "realistas". Mas, será que alguém é mesmo equilibrado?
Por pior que seja ser pessimista, todos são um pouco. Por pior que seja ser otimista, todos são um pouco.
É normal. Quem nunca pensou que estava passando por uma época em que nada dava certo? Quem nunca se iludiu tanto, apostou tudo em alguma coisa?
Eu acredito que o pensamento ajuda sim... Se você entra em uma batalha já derrotado, nunca terá chances de vencer, por mais forte que seja. Não tem como. E por pior que seja sua situação, se você acreditar que tudo pode melhorar, aquilo pode realmente passar a não ser tão ruim assim! Não é que seu pensamento seja uma coisa de outro mundo capaz de mudar as coisas. Mas tudo tem seus dois lados, e é preciso ver ambos. Tudo tem duas possibilidades: a de dar certo e a de não dar.
Particularmente, quando estou diante de uma situação que eu desejo muito, acredito com todas as forças que eu vou coneguir, que eu sou capaz; até porque, se eu não acreditar em mim mesma, quem vai? Mas tenho plena consciência de que eu posso falhar. Afinal, todos falhamos! Isso ajuda com que eu não me decepcione, mas também não seja uma chata que acha que tudo sempre irá dar errado.
Seria eu realista? Ah, sei lá. Espero que não. Não gosto de rótulos. Sou só eu! Mas enfim...
Ser realista, e só, é entediante! Imagine passar toda sua vida sem sonhar, sem tirar os pés do chão. Entediante, e no mínimo triste... Sonhar é necessário... Se iludir é bom, mas sabendo os limites.

"O otimista é um tolo. O pessimista, um chato. Bom mesmo é ser um realista esperançoso." (Ariano Suassuna)

Nem pessimista, nem otimista, nem realista. Chamo-me Eliza, prazer :)

5 comentários:

  1. Engraçado que esse seu comentário vai diretamente ao encontro da minha personalidade. A de um pessimista inveterado, mas ponderado. Acredito no esforço e atribuo a isso as derrotas e vitórias particulares de cada um. De nada vale entrar numa disputa qualquer sem preparo, isso é sinal de fracasso na certa, entretanto, mediante ao esforço em prol do objetivo, as chances de êxito aumentam muito, é claro, sem deixar de considerar a capacidade e o esforço alheio. É a lei da sobrevivência do mais forte. Mas também acredito no poder da atração, um pensamento positivo faz a diferença, uma vez que nos motiva a tentar, esforçar, e no caso de um eventual fracasso, continuar tentando. Isso parte do inconsciente de cada um, da fé que a pessoa tem em si mesma e da sua crença de acreditar, que ELA pode sim FAZER A DIFERENÇA num universo listrado em branco e preto.
    Se o otimismo nos impulsiona a correr atrás, por outro lado, o pessimismo nos breca para nao entrarmos numa barca furada, é a lei da dualidade. O antagonismo desses dois sentimentos nos mantém equilibrados e ponderados naquilo que vulgo denominamos "sonhos". Mas somos feitos de sonhos. E são estes sonham que nos acompanham durante toda a vida e nos alimenta sempre para o ato de viver. Sonhos são a matéria prima que nos deu origem, então, enquanto restar a humanidade, lá também estarão os sonhos, e com ele Otimismo e Pessimismo, para nos manter sonhando, mas sempre com os pés no chão.

    Ps: Mais uma vez foi um prazer compartilhar consigo um pensamento. Suas postagens estão cada vez melhores. Continue escrevendo. Continuo contigo.

    Abraço

    ResponderExcluir
  2. A primeira frase que me veio à mente ao ler as primeiras frases da sua postagem foi: "Uau! Como alguém tão jovem pode escrever como alguém maduro?" E é isso o que você é: madura.

    otimismo - pessimismo = realismo
    realismo + sonho = maturidade

    ResponderExcluir
  3. Estamos em momentos semelhantes,conseguiu expressar o que estou sentindo.Ficou Ótimo!

    ResponderExcluir
  4. Um evento só acorre devido a interação dos eventos anteriores.

    sonhar sem ação não resulta em nada. Viver só dos fatos te torna incapaz de almejar novos horizontes.

    Imaginar o impossível é uma lida capacidade humana, mas tomar ações para que isso se torne realidade é o que nos faz realmente diferentes.

    Sonhar te da o caminho, temer te torna forte e a agir é sua única chance de acertar.

    ResponderExcluir
  5. Olá. Volto ao princesa torta, para dizer que tem um post novo no letrinhas e letrinhas, e como sempre, sua opinião é importante. E também para parabenizar pela qualidade dos textos do Princesa Torta, sem dúvida ímpares, que com certeza merecem meu mais profundo reconhecimento. Continue escrevendo.

    Espero você por lá. Continuo te seguindo

    Abraço

    ResponderExcluir