domingo, outubro 10, 2010

Don't wanna be an American idiot.

Ok, acho que ninguém quer ser (ou será que quer? enfim...).
Mas, por que as pessoas iam querer ser idiotas?
Óbviamente, existem pessoas que parecem gostar disso. Sinto pena delas.
Mas tem gente que realmente não tem escolha.
Por que? Bom...
1- Realidade social:
Como super hiper criticar alguém que vem ouvindo funk no ônibus e falando super alto no telefone (tudo bem que isso tudo incomoda demais, mas...)?
Meu, já pararam pra ver a realidade daquelas pessoas? Normalmente são pessoas que crescem em lugares totalmente sem uma estrutura, com pais que não dão o mínimo valor à cultura em si e que estão estudando em escola pública. A única realidade que eles conhecem é aquela ali. Vendo de fora, é fácil demais criticar, apontar e ficar fazendo caretas. Mas ninguém levanta a bunda pra fazer alguma coisa. Todo mundo fica esperando uma reforma do nada, uma revolução que venha do além. Infelizmente, não é bem assim que funciona! O ensino público é um caos, as moradias são um caos, tudo (ou quase tudo) na vida daquelas pessoas é um caos... Eu também não faço nada pra mudar e muito me incomoda esse tipo de pessoa (e eu todo dia me pergunto o porquê de eu não me mexer, mas enfim...). Falta o respeito e a empatia na sociedade de hoje. As pessoas que se sentem incomodadas nem tentam entender porque aquela criança está tendo aquela atitude. E a criança que está tendo atitude não consegue entender que aquilo que ela está fazendo incomoda, que não existe só ela naquele ambiente;

2- Alienação:
Pra onde você olha, a alienação parece tomar conta. Outdoors, comerciais, novelas, até músicas! Eles simplesmente não querem que você pense. Pra eles pensar faz mal. E você, como um bom alienado, vai lá e segue isso...
O povo hoje em dia se contenta com pouco, afinal, entre o pouco e o nada, eles preferem o pouco. "Por que mudar? Pra quê mudar? Se assim estou ganhando 100 reais por mês e estou feliz!"
 Todo mundo quer que você seja igual. E se você pensa, você é criticado e sofre consequências.

3- Cultura:
"Conjunto dos conhecimentos adquiridos; a instrução, o saber: uma sólida cultura."
Falta muito isso nas pessoas hoje em dia.
Cultura.
E falta saber respeitar a cultura dos outros.
Empatia. Respeito. Altruísmo. Menos individualismo.
Cultura não é só a quantidade de estudo que você tem. Ou só a quantidade de coisas que você aprendeu durante a vida.
Cultura envolve uma história. Cultura envolve como você se porta na sociedade. Cultura envolve tantas coisas que nem eu sei pra ficar falando sobre...


Seria utópico um mundo onde todos pudessem se respeitar?
Seria utópico um mundo onde árabes e judeus pudessem conviver em um mesmo território sem precisar tentar matar uns aos outros?
Seria utópico um mundo onde as pessoas tivessem o direito de crescer, de ter cultura, de ter uma realidade diferente?

Acreditar na utopia talvez faça bem de vez em quando.
Sinceramente, eu acredito.
Pena que eu não vou estar mais aqui pra ver.

Eu não quero ser uma "americana idiota." 
 

4 comentários:

  1. Na nossa realidade, pensar sempre vai significar indignação. As vezes, indigna-se com o quão distante está sua utopia, mas na maioria dos casos, com o quão fácil parece ser alcança-la.

    ResponderExcluir
  2. Sendo alguém "um pouco mais velho", posso dizer que tudo é igual ao que era 10 anos atrás. Mudaram os nomes, os focos, mas a sociedade é a mesma. Concordo com você, mas de fato é utópico esperar grandes, ou mínimas mudanças. Segundo o livro que estou lendo (Meu Vizinho é um Psicopata), 4% da população é sociopata/psicopata - sem consciência, moral ou qualquer julgamento próprio de si mesmo. Nos 96% restantes ainda temos os sem caráter, de caráter duvidoso, os que querem se dar bem, a grande massa manipulada, etc. Enfim... Vale lembrar que o filme "Planeta dos Macacos" é uma crítica à nossa própria civilização. =/

    ResponderExcluir
  3. Cara, por isso adoro tanto vocês.
    Comentários cabeça..
    Sei que é super difícil, quase impossível, já que é tudo do mesmo jeito sempre, desde que a sociedade é sociedade. Mas, meu, sei lá. Algum dia tem que mudar.. Não tem?
    Tem que ter.
    Nossa civilização é horrível, tal qual nosso sistema. É só um bando de gente querendo passar um por cima do outro. Mas tem horas que algumas pessoas param e pensam que aquilo ali tá errado. Infelizmente, mesmo essas pessoas têm que continuar, ou então quem vai ser esmagado serão elas.
    Mas sei lá, talvez por eu ser uma pessoa muito otimista e esperançosa, ainda espero que essa porra toda mude algum dia D:

    ResponderExcluir
  4. Realmente nao queremos ser idiotas, mas no nosso cotidiano, inconcientemente nos sujeitamos a situações que colocam nossa intelectualidade sob questionamento. Isso nao depende exatamente de nós e de nossas atitudes, mas sim de quem está a nossa volta. Um cara ouvindo musica alta no celular dentro do ônibus, pode ser muito mais inteligente do que um CDF explicando a Teroria da Relatividade de Einsten, dependendo de quem for o expectador.
    Obrigado por visitar meu blog, volte quando quiser.

    abraço

    ResponderExcluir