segunda-feira, abril 25, 2011

Fuck you, I won't do what you tell me.

E então, é isso mesmo, sociedade? O que você afinal espera de mim?
Que eu vá lhe dar satisfações por cada passo que eu der?
Até onde eu sei, a vida continua sendo minha. Meus atos ainda me pertencem. Ou pelo menos, deveria ser assim.
Até onde eu sei, quem terá que arcar com as consequências de qualquer decisão, qualquer escolha, ainda serei eu. Os caminhos que irei seguir ainda são meus. Ou deveria ser assim.
Até onde eu sei, quem irá derramar lágrimas (ou compartilhar sorrisos) sou eu.
Então, aqui vai a pergunta: por que você tem esse desejo infinito de se intrometer na minha vida, sociedade?
Eu não vou fazer o que você me diz para. Não vou comprar o que você me diz para. Não vou comer o que você me diz para. Não vou viver do jeito que você quer.
A vida ainda é minha.
É um absurdo lutarem tanto para conseguir liberdade e o máximo que se pode obter é uma pseudo-liberdade. A ideia de que somos livres continua no âmbito das ideias, na prática a coisa funciona um pouco diferente.
Alguém acha que liberdade é você ser obrigado a votar? Alguém acha que liberdade é você ter que seguir uma tendência que a sociedade te enfia guela a baixo? Alguém acha que liberdade é você ter que aceitar que você não pode casar e ter uma família com a pessoa que você ama pelo simples fato de ela ter o mesmo sexo que você? Alguém acha que liberdade é você ter que pagar absurdos de impostos? Alguém acha que liberdade é você não poder expressar sua opinião sem ser julgado por aquilo que você acha?
É sério, alguém acredita mesmo nisso?
Não acredito que um dia poderemos alcançar o real conceito de liberdade. A sociedade não permite isso. Não seria interessante.
A sociedade dita o que você deve fazer. O que te resta? Tentar escapar. Passar sua vida tentando acreditar que você é dono de suas próprias escolhas. Quase viver em uma ilusão. Afinal, se fôssemos viver com os olhos abertos no mundo, enlouqueceríamos. Talvez por isso tantas pessoas estejam enloquecendo hoje em dia, talvez elas estejam começando a abrir os olhos de verdade, enxergar com clareza esse mundo em quevivemos; e talvez o que elas vejam seja demais para aguentar.
E você, será que já abriu os olhos? E se não, o motivo seria medo ou conformismo mesmo?
Outra coisa que nos assombra é o conformismo. A gente se conforma com os preços. A gente se conforma com os impostos. A gente se conforma que todos os políticos são corruptos. A gente se conforma com a nossa vida. A gente se conforma com a chuva. A gente se conforma com tudo.
Levantar? Lutar? Para quê?
Talvez essa seja uma das coisas que mais fazem falta hoje em dia: a vontade de lutar, de buscar seu espaço (que espaço?). Muita gente acha que o que devia ser feito já foi feito por quem devia fazer, no passado. Muita gente acha que o que foi conquistado é o suficiente. Muita gente senta no sofá, assiste televisão e simplesmente aceita tudo o que é dito... sem questionar, sem argumentar. Muita gente é alienada.
E o que se esperar de indivíduos que vivem em uma sociedade no qual o objetivo é justamente esse? Alienar as pessoas é o que o sistema faz, sem dúvida alguma. Por que eles iriam desejar o povo pensando? Por que eles iriam querer que o povo tivesse instrução? Ou você realmente acredita que o ensino nas escolas públicas é ruim por simples força do destino? Ou você realmente acredita que o acesso ao ensino superior é tão limitado porque eles querem mesmo selecionar apenas os melhores? Não. Eles querem é que o mínimo de pessoas tenham consciência política, eles querem é que o mínimo de pessoas possam ter força suficiente para enfrentá-los (não digo força física, mas sim força intelectual). Eles querem mesmo é que o povo emburreça cada vez mais. Eles não precisam de pessoas inteligentes.
Pensar nisso me revolta cada vez mais e mais. Mas de que adianta se revoltar?
O que nos resta é seguir nossas vidas e tentar ser feliz. Fica paradoxal, eu sei. Seguir nossas vidas e tentar ser feliz significa exatamente ser o tipo de pessoa alienada e conformada com a qual eu estou revoltada. Mas o que nos resta fazer?

2 comentários:

  1. Você tem futuro como vocalista de banda punk. É sério.
    ----------
    Ou então convença o Neo a tirar você da Matrix.
    ----------
    Bem-vinda ao clube!
    ----------
    Não é paradoxo tentarmos ser felizes nesse mundo de alienados enquanto tudo vai para o esgoto, é senso de impotência. Vivemos num mundo dominado por zumbis, onde poucos são os sobreviventes. Os zumbis vão deixar de ser zumbis? Acho que não. Então procuremos um refúgio onde possamos ser felizes com aqueles que restaram.
    ----------
    Tenha certeza disso, querida: existem pessoas e existem zumbis. Apenas saiba diferenciá-los no seu dia a dia, e não se deixe contaminar. Você é uma sobrevivente: procure outros sobreviventes e não espere que os zumbis te compreendam - eles nem pensam. Eles são mortos que querem devorar os vivos.

    ResponderExcluir
  2. Por onde andam minha doce amarga Princesa Torta? Nem mesmo eu sei que caminhos trilham seus passos, há tanto desaparecida que havia me esquecido como é bom ler suas obras literárias, seja elas carinhosas e sonhadoras, seja elas um tapa na cara da sociedade. Aliás, o que ela acabou de fazer. Por onde anda minha escritora predileta, que dessa vez se furtou a me avisar que havia uma nova obra.
    Mas infelizmente esse condicionamento vem desde os primórdios da existência humana, e agravada pelos dias atuais, quando modismos fúteis ditam o que devemos comprar, vestir, comer ou até mesmo onde lançar nossos dejectos. Ainda somos prisioneiros de nossa própria falta de ideais, de perspectivas e porque nao dizer de nossa própria existência, que nos impede de colocar a boca no mundo e lutar por nossa liberdade absoluta.
    Algo está muito errado com esse país, algo esta muito errado.

    manda noticias minha boa menina má..abraço fraterno

    ResponderExcluir