domingo, maio 09, 2010

Um pouco de cultura (e de humor) é bom de vez em quando...

"Mais uma crise descomunal se descortina no horizonte sombrio da Europa! Agora, a bolha da vez é a Grécia, que ameaça explodir e cobrir o mundo de arroz, bacon, cenoura, pimentão e passas. Pobre Grécia, miserável Grécia! A Grécia helênica, que deu ao mundo a filosofia, a democracia, a pederastia, agora foi para o buraco, um rombo tão grande que o próprio Dr. Jacintho Leite Aquino Rêgo, MD, meu personal psicoproctologista, foi chamado às pregas para tentar conter a expansão do enorme orifício nas contas públicas gregas.
A Grécia chegou ao fundo monetário internacional do poço e não tem dinheiro para pagar o mico, quer dizer, pagar o Mikonos. A culpa é dos gregos, que, desde os tempos clássicos de Platão, Aristóteles, Sócrates e Raí, sempre preferiram ficar filosofando em vez de trabalhar. Mas, para mim e Míriam Peitão, a Grécia já estava quebrada há muito tempo. Era só olhar as fotos do Parthenon e de outros monumentos gregos para ver que aquilo lá estava tudo em ruínas, caindo aos pedaços. Na minha modesta e arrogante opinião, o primeiro-ministro grego, Demetrius Papakoulos, deveria botar aquela velharia abaixo e construir um shopping ou um parque temático para intelectuais.
Além da população indolente que só quer saber de filosofar nas suas paradisíacas e parasitárias ilhas, a Grécia tem muitas despesas com o funcionalismo público, isso sem falar nos deuses gregos que ficam lá no Olimpo sem fazer nada o dia inteiro. Zeus, Hércules, Dionísio, Afrodite, Palas Atena, Eros e sua turma todo dia chegam ao Monte Olimpo lá pela hora do almoço, penduram seus paletós e saem pro almoço, onde ficam enchendo a cara de ambrósia até o fim do expediente. E o que é pior: ganhando em euro!"


(Agamenon - Segundo Cadero do O Globo - 09/05/2010)

Nenhum comentário:

Postar um comentário